Módulos

Módulos

⌚CONTROLE DO TEMPO

 
* O que você deve fazer?*

Limitar-se ao tempo concedido e distribuí-lo de forma adequada em cada seção do programa.

*Por que é importante?*

É preciso reservar tempo suficiente para cada ponto principal. É importante que o programa termine no horário.

Embora sua preocupação principal deva ser a qualidade do programa, você deve também estar atento à duração da sua locução. Nas rádios os programas são elaborados para começar e acabar em determinados horários. Para conseguir isso, todos os locutores têm de colaborar.
*Como evitar passar do tempo designado.* A chave de tudo é a preparação. Em geral, quem passa do tempo são os locutores que não se preparam o suficiente. Talvez tenham excesso de autoconfiança ou simplesmente deixem para se preparar de última hora. Para não passar do tempo, em primeiro lugar é necessário que a pessoa tenha apreço pela sua profissão e faça empenho para preparar-se bem.
Cronometre o seu tempo. Precisa ler mais rápido para terminar no tempo concedido? Aumente o ritmo em trechos menos importantes, mas continue pausando e usando um ritmo mais lento para enfatizar as ideias principais. Pratique muitas vezes.
Lembre-se destes quatro pontos: (1) Prepare matéria instrutiva, mas não em excesso. (2) Tenha as ideias principais bem em mente, mas não decore sentenças inteiras. (3) Marque no MATRA (Mapa de trabalho) quanto tempo pretende usar para cada parte do programa ou quanto tempo deve ter-se passado ao chegar a determinados pontos. (4) Durante a preparação, pense em detalhes que podem ser omitidos caso você perceba que está atrasado.

*Como distribuir bem o tempo.*

Existe uma relação direta entre limitar-se ao tempo concedido e distribuí-lo bem. A maior parte do tempo deve ser gasta no corpo do programa, que contém os pontos principais. A introdução só deve demorar o suficiente para que sejam alcançados os três objetivos mencionados no ponto abordado. Por outro lado, o corpo do programa não deve prolongar-se tanto que não sobre tempo para uma conclusão eficaz, que iremos abordar a seguir.
Seus esforços de controlar bem o tempo melhorarão a qualidade do seu programa e mostrarão respeito pelos outros comunicadores que virão após você , bem como por toda a emissora.
* COMO FAZER*
Prepare-se bem e com bastante antecedência.
Determine quanto tempo será suficiente para cada parte do sua programa e apegue-se a isso. Ensaie a apresentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário