Módulos

Módulos

🎤DICÇÃO / FLUÊNCIA


*O que você deve fazer?*
Falar de uma maneira que seus ouvintes possam compreender as palavras com facilidade. Envolve (1) usar corretamente os órgãos da fala e (2) compreender a estrutura das palavras.
*Por quê é importante?*
Quando você articula bem as palavras, as pessoas conseguem entendê-lo e há maior probabilidade de levarem a sério o que diz.
PARA comunicar-se de maneira eficaz, você deve falar com clareza. O que pretende dizer talvez seja interessante e até importante, mas a maior parte da sua mensagem não será captada caso suas palavras não sejam facilmente entendidas.
As pessoas não se sentem motivadas por palavras que não conseguem entender bem. Embora o comunicador tenha voz forte e audível, se não falar com clareza não conseguirá motivar os ouvintes a agir. Seria como se falasse num idioma que não entendem.
*O que tornam as palavras incompreensíveis?*
 Deixar de abrir a boca o suficiente pode ser um dos motivos. Quando a pessoa fica com os músculos do maxilar rígidos e quase não movimenta os lábios, a voz sai abafada.
Falar rápido demais também dificulta a compreensão. É como tocar a gravação de uma leitura em rotação acelerada. É possível ouvir as palavras, mas não se consegue entender quase nada.
Em alguns casos, a pessoa fala de maneira incompreensível devido a algum problema nos órgãos da fala. Contudo, mesmo quem tem um problema assim pode fazer muito para melhorar, aplicando as sugestões fornecidas nesta técnica.
Na maioria dos casos, porém, a dificuldade para entender o que é dito se deve ao fato de a pessoa emendar as palavras. O problema talvez seja pular sílabas ou letras importantes, ou ainda comer as últimas letras das palavras. Quando a pessoa emenda as palavras de maneira indiscriminada, seus ouvintes podem até captar algumas ideias e frases, mas têm de adivinhar as outras. Deixar de articular devidamente as palavras pode comprometer a eficácia do que se quer informar.
*Como falar com clareza.* Um dos segredos para articular bem as palavras é compreender a estrutura delas em seu idioma. Na maioria dos idiomas, as palavras compõem-se de sílabas, que, por sua vez, são compostas de uma ou mais letras pronunciadas de uma só vez. Nesses idiomas, normalmente cada sílaba é enunciada à medida que a pessoa fala, mas nem todas as sílabas recebem a mesma ênfase. Se pretende falar com maior clareza, fale devagar e procure articular cada sílaba. De início, poderá parecer que as palavras soam excessivamente precisas, mas com a prática você conseguirá falar com naturalidade. É claro que, a bem da fluência, você acabará juntando algumas palavras, mas não faça isso se houver o risco de obscurecer o sentido do que diz.
Uma palavra de cautela: ao treinar a articulação correta, talvez você fale e leia com extrema precisão. Mas não crie o hábito de falar dessa maneira, porque isso soaria afetado e desnatural.
Se perceber que sua voz sai abafada, aprenda a manter a cabeça erguida e o queixo afastado do peito. Quando for ler uma nota, segure-a numa altura que lhe permita desviar o olhar do microfone para a nota com um ligeiro movimento dos olhos. Desta forma, suas palavras fluirão livremente.
Aprender a relaxar também pode ajudá-lo a melhorar a dicção. É bem sabido que a tensão nos músculos da face ou nos que controlam a respiração pode prejudicar o mecanismo da fala. Essa tensão interfere na devida coordenação entre a mente, os órgãos da fala e o controle da respiração — processo que deve ser suave e natural.
Os músculos do maxilar precisam estar relaxados para reagir prontamente aos comandos do cérebro. Os lábios também devem estar relaxados e prontos para expandir-se e contrair-se rapidamente, a fim de dar o toque final nos muitos sons que se originam na boca e na garganta. Se o maxilar e os lábios estiverem tensos, a pessoa não conseguirá abrir a boca o suficiente e a voz sairá forçada entre os dentes, com um som áspero, abafado e confuso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário