Módulos

Módulos

😃ENTUSIASMO😊

       
* O que você deve fazer?*

Falar de maneira animada, demonstrando que está plenamente convencido do valor de sua mensagem.

*Por que é importante?*

Seu entusiasmo ajudará a prender a atenção dos ouvintes e também poderá motivá-los a agir. Se demonstrar entusiasmo pelo que diz, contagiará seus ouvintes.

O ENTUSIASMO dá vida a comunicação. Apesar de ser importante ter matéria informativa, o que ajuda a cativar a atenção do ouvinte é a forma animada de apresentá-la. Você pode cultivar essa característica de oratória, não importa qual seja sua formação cultural e personalidade.

* Pense no ouvinte.*
Outro fator importante para manifestar entusiasmo é estar convicto de que as pessoas precisam ouvir o que você tem a dizer. Isso significa que ao preparar a apresentação não deve apenas colher informações relacionadas à matéria, mas deve também analisar por que precisam ouvir a informação, que proveito tirarão e como você pode apresentá-la de maneira que reconheçam seu valor.
Fale de maneira animada. O entusiasmo se manifesta principalmente pela animação do locutor, tanto no modo de comunicar como nas expressões faciais. Seja convincente, mas não dogmático.
É preciso ter equilíbrio. Alguns têm a tendência de se entusiasmar com muita facilidade e talvez seja preciso ajudá-los a ver que, quando o locutor fala de modo bombástico ou muito eufórico, os ouvintes acabam prestando atenção nele, e não na mensagem. Por outro lado, os tímidos precisam de incentivo para serem mais expressivos.
O entusiasmo é contagiante. Se você se imaginar falando pessoalmente e falar com entusiasmo, seus ouvintes também ficarão entusiasmados.
*Entusiasmo apropriado*. Tenha cuidado para não comunicar com tanto entusiasmo a ponto de deixar os ouvintes exaustos. Se fizer assim, nenhuma exortação que der induzirá os ouvintes a agir. Isso frisa a necessidade de comunicar de uma maneira que permita variar o que se diz. Procure não adotar um estilo que reflita indiferença. Se escolher as informações cuidadosamente, achará todos os pontos interessantes. Mas é claro que alguns pontos precisam ser apresentados com mais entusiasmo do que outros e devem ser habilmente intercalados com outras partes do que se diz.
Em especial, os pontos principais devem ser apresentados com entusiasmo. A locução deve ter pontos altos e, visto que estes acabam se destacando, geralmente são destinados a motivar os ouvintes. Uma vez que tiver convencido os ouvintes, você precisa estimulá-los a agir mostrando-lhes os benefícios de aplicarem o que foi dito. Seu entusiasmo ajudará a tocar o coração do ouvinte. Em suma, o entusiasmo nunca deve ser forçado e tem de ser justificado pela matéria.
*COMO DESENVOLVER*
Além de preparar as informações, prepare também o coração. Dessa maneira, conseguirá envolver suas emoções na comunicação.

Medite nos benefícios que seus ouvintes obterão dos pontos que abordará.

Determine que partes devem ser apresentadas com maior entusiasmo.

Dê vida ao que se diz e demonstre o que sente por meio de suas expressões faciais. Fale com vigor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário