Módulos

Módulos

🚹EQUILIBRIO

   
*O que você deve fazer?*

Postar-se, movimentar-se e falar de modo calmo e dignificante, que revele tranquilidade.

*Por que é importante?*

Se você mostra equilíbrio, é mais provável que os ouvintes se concentrem no que diz, em vez de em sua pessoa.

O locutor equilibrado é tranquilo. Ele adota uma postura natural e própria para a ocasião, faz gestos significativos e fala de maneira expressiva e controlada.
Mesmo que você ache que sua locução  não se encaixa nessa descrição, há como melhorar. Como? Consideremos por que o locutor fica nervoso e carece de equilíbrio. A causa pode ser física.
Quem se confronta com um desafio e deseja sair-se bem, mas não tem certeza de que o conseguirá, fica ansioso. Com isso, o cérebro envia sinais para o corpo produzir mais adrenalina. Essa descarga pode fazer o coração disparar, mudar o ritmo da respiração, aumentar a transpiração e até mesmo causar tremor nas mãos, nos joelhos e na voz. O corpo procura ajudar a pessoa a lidar com a situação, aumentando o nível de energia. O desafio é canalizar essa carga de energia para raciocinar de maneira construtiva e falar com entusiasmo.
Como reduzir a ansiedade. Lembre-se de que é normal sentir certa ansiedade. Para manter o equilíbrio, porém, é preciso saber reduzir o nível de ansiedade e lidar com a situação de modo calmo e dignificante. Como se pode conseguir isso?
Prepare-se cabalmente. Invista tempo no treinamento. Certifique-se de entender bem o que vai apresentar. Se o que falar for do tipo que você mesmo seleciona os pontos, leve em conta o que os ouvintes já sabem a respeito do assunto e o que você espera conseguir. Isso o ajudará a selecionar matéria mais proveitosa. Se de início achar isso difícil, fale sobre o problema com um locutor mais experiente. Ele poderá ajudá-lo a fazer uma análise construtiva da matéria. Quando tiver certeza de que sua matéria beneficiará os ouvintes e a tiver bem clara na mente, o desejo de transmiti-la começará a superar a possível ansiedade que sente por causa do proferimento.
Dê atenção especial à introdução. Saiba exatamente como vai começar. No decorrer da apresentação , o nervosismo provavelmente vai diminuir.
Ensaie a apresentação em voz alta. Essa prática lhe dará confiança em sua capacidade de expressar seus pensamentos em palavras. Ao ensaiar, você cria padrões de memória que podem facilmente ser ativados durante a locução oficial. Faça um ensaio realístico. Visualize no ar. Sente-se a uma mesa ou fique de pé, exatamente como fará no estúdio.
Depois de ter dado os passos delineados acima, verá que é proveitoso examinar os sintomas que infalivelmente revelam falta de equilíbrio. Identificá-los e aprender a lidar com eles vai ajudá-lo a falar com equilíbrio. Os sintomas podem ser físicos ou vocais.
*Sintomas físicos*.
Seu equilíbrio, ou falta dele, transparece na sua postura e no uso das mãos. Considere primeiro as mãos. Mãos nas costas com os dedos entrelaçados, mãos rigidamente ao lado do corpo ou agarrando a tribuna; colocar e tirar a mão do bolso repetidas vezes, abotoar e desabotoar o paletó, mexer a esmo no rosto, no nariz ou nos óculos; mãos que estão sempre mexendo ou brincando com o relógio, o anel, o lápis ou as notas; gestos abruptos ou interrompidos — tudo isso denota desequilíbrio.
A falta de confiança pode também se manifestar por mexer constantemente os pés, balançar o corpo, adotar uma postura muito rígida, manter a cabeça ou os ombros caídos, umedecer os lábios ou engolir com frequência, e respiração rápida e curta.
*Sintomas vocais*.
Sintomas vocais de nervosismo podem incluir uma voz anormalmente aguda ou trêmula. A pessoa talvez limpe repetidas vezes a garganta ou fale muito depressa. Esses problemas e maneirismos podem ser vencidos por meio de esforço diligente para controlar a voz.
Se estiver nervoso, respire profundamente algumas vezes, antes de entrar no estudio. Tente relaxar o corpo inteiro. concentre-se no motivo de querer passar aos ouvintes o que você preparou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário