Módulos

Módulos

👉GESTOS E EXPRESSÕES FACIAIS😉


*O que você deve fazer?*

Movimentar as mãos, os ombros ou o corpo inteiro para expressar ideias, sentimentos e atitudes.

Usar os olhos, a bo
ca e a cabeça de uma forma expressiva, para reforçar o que diz e para transmitir sentimentos.

* Por que é importante?*

Gestos e expressões faciais dão mais ênfase visual e emocional às palavras. Podem intensificar seus sentimentos e dar mais vida Ã  voz.

EM ALGUMAS culturas, as pessoas gesticulam mais do que em outras. Contudo, praticamente todas as pessoas variam as expressões faciais e fazem algum tipo de gesto ao falar, tanto numa conversa particular como num discurso.
As ideias e os sentimentos são transmitidos não apenas por meio da voz, mas também pelos gestos e pelas expressões faciais. Se a pessoa não usa bem esses recursos de comunicação, pode transmitir a impressão de indiferença, mas se ela os combina com o que diz, sua apresentação será muito melhor. Se você gesticular e fizer expressões faciais mesmo quando fala ao telefone, sua voz transmitirá de maneira melhor a importância da mensagem, bem como seus sentimentos em relação ao que está dizendo. Por isso, os gestos e as expressões faciais são muito importantes, não importa se está fazendo uma locução ao vivo ou gravada.

Os gestos e as expressões faciais não são aprendidos em livros. Você nunca teve de estudar para aprender a rir ou demonstrar indignação. Da mesma maneira, os gestos devem expressar seus verdadeiros sentimentos, e quanto mais espontâneos forem, melhor.

Existem duas categorias básicas de gestos: descritivos e enfáticos. Os gestos descritivos expressam ação ou indicam dimensão e localização. Quando estiver dando atenção ao uso de gestos, não se contente em fazer apenas um ou dois, mas procure gesticular de maneira natural ao longo de todo o discurso. Se tiver dificuldades nisso, fique atento a palavras que indiquem direção, distância, tamanho, localização ou posições relativas. Contudo, na maioria dos casos, tudo o que tem de fazer é envolver-se no discurso, procurando falar e agir como faz no dia a dia, sem se preocupar com a impressão que está causando. Quando estamos relaxados, fazemos gestos com naturalidade.

Os gestos enfáticos expressam sentimento e convicção, e servem para destacar e reforçar ideias. São um tipo de gesto importante, mas tenha cuidado porque podem facilmente tornar-se maneirismo.
À medida que ganhar mais experiência e desenvoltura para falar, os gestos que fizer expressarão de modo natural seus sentimentos, transmitirão convicção e sinceridade, e tornarão seu discurso mais significativo.
Expressão facial. O rosto é a parte do corpo que mais expressa o que sentimos. Os olhos, a boca e o movimento da cabeça desempenham um papel importante nisso. Nosso semblante pode transmitir indiferença, aversão, perplexidade, admiração ou alegria, sem dizermos uma palavra. Quando as palavras são acompanhadas por expressões faciais, a mensagem ganha impacto visual e emocional. O Criador concentrou uma grande quantidade de músculos em nosso rosto — mais de 30. Quando sorrimos, usamos quase metade deles.

* PONTOS A TER EM MENTE*

Os gestos e as expressões faciais mais eficazes são os que vêm do coração. Observe como os outros gesticulam, mas não tente imitá-los nos mínimos detalhes.
Então, use a voz, as mãos e as expressões faciais para transmitir a informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário