Módulos

Módulos

🎣INTRODUÇÃO QUE DESPERTA INTERESSE


* O que você deve fazer?*

Nas primeiras frases, dizer algo que capte a atenção do ouvinte e contribua diretamente para alcançar o seu objetivo.

* Por que é importante?*

A introdução pode determinar se certas pessoas vão escutar o que se diz e com quanta atenção o farão.

A INTRODUÇÃO é uma parte fundamental de qualquer locução. Se você realmente despertar o interesse dos ouvintes, eles estarão mais propensos a ouvir com atenção o que se seguirá

Ao preparar a introdução, tenha em mente os seguintes objetivos: (1) captar a atenção do ouvinte, (2) identificar com clareza o assunto e (3) mostrar por que o assunto é importante para os ouvintes. Há casos em que esses três objetivos podem ser alcançados quase simultaneamente. Às vezes, porém, podem receber atenção separada, e a ordem em que isso é feito pode variar.
*Como captar a atenção do ouvinte.* O simples fato de as pessoas terem ligado seu radio não significa necessariamente que estejam preparadas para dar indivisa atenção ao assunto. Por que não? A vida delas está repleta de coisas que requerem atenção. Talvez estejam preocupadas com algum problema em casa ou com outra ansiedade da vida. O desafio do locutor é captar e prender a atenção do ouvinte. Existe mais de uma maneira de fazer isso.
Pode-se fazer bom uso de perguntas para despertar interesse, mas essas devem ser do tipo apropriado. Se as perguntas indicarem que você vai simplesmente falar sobre coisas que o ouvinte já ouviu várias vezes, o interesse talvez logo diminuirá. Em vez disso, procure frasear as perguntas de um modo que estimule o raciocínio. Pause brevemente depois de cada pergunta, para que os ouvintes tenham tempo de formular uma resposta mental. Se sentirem que entraram num diálogo mental com você, a atenção deles estará garantida.
Outra boa maneira de captar a atenção é contar um caso da vida real. Se os ouvintes lembrarem do episódio, mas não da lição que ele transmite, o objetivo não terá sido alcançado. Qualquer narrativa feita na introdução deve lançar base para algum aspecto significativo da sua apresentação. Embora alguns detalhes talvez sejam necessários para dar vida à narrativa, não a torne desnecessariamente longa.
Alguns locutores começam a falar usando uma notícia recente, uma citação de um jornal local ou uma declaração de alguma autoridade reconhecida. Isso também poderá ser eficaz, se tais informações forem realmente compatíveis com o assunto e apropriadas para o ouvinte.
um dos melhores meios de despertar interesse num assunto é envolver os ouvintes. Mostre como os problemas e as necessidades deles, ou as perguntas que talvez tenham, se relacionam com o assunto que você apresenta. Se deixar claro que irá além de generalidades e que abordará aspectos específicos da matéria, eles ouvirão ainda mais atentamente. Para isso, é preciso preparar-se bem.
Como fazer a introdução. O que você diz na introdução é fundamental, mas como o diz pode também despertar o interesse. Por isso, a sua preparação deve envolver não apenas o que vai dizer, mas também como vai dizê-lo.
A escolha de palavras é importante para alcançar seu objetivo, de modo que talvez ache vantajoso preparar bem as duas ou três frases iniciais. Frases curtas e simples em geral são as melhores. talvez queira escrevê-las no esboço, ou talvez prefira decorá-las a fim de que suas palavras iniciais tenham todo o impacto que merecem. Apresentar sem pressa uma introdução eficaz pode ajudá-lo a ganhar a tranquilidade necessária para continuar sua apresentação.
*COMO DESPERTAR INTERESSE NA INTRODUÇÃO*

Leve em conta os ouvintes — suas circunstâncias, preocupações, atitudes, ou o que já sabem a respeito do assunto.

Determine que aspectos desse assunto serão de interesse e valor especial para eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário