Módulos

Módulos

📰LEITURA EXATA

 
* O que você deve fazer? *

Ler em voz alta exatamente o que está escrito, sem omitir letras, pular ou trocar palavras. Pronunciar as palavras corretamen
te, obedecendo à pontuação e aos sinais diacríticos, que incluem os acentos.

* Por quê é importante? *

A leitura correta e bem-feita é fundamental para transmitir o que se está lendo.

* Como fazer uma leitura exata. *

Há muitos aspectos envolvidos na boa leitura, mas a exatidão é o primeiro objetivo a atingir. Isso significa esforçar-se para ler exatamente o que está escrito, tomando cuidado para não pular ou trocar palavras nem omitir as últimas letras.
Para ler corretamente as palavras, você precisa entender o contexto. Isso exige preparação minuciosa. À medida que desenvolver a habilidade de ver as palavras à frente da que está lendo e analisar o fluxo das ideias, conseguirá ler com maior exatidão.
A pontuação e os sinais diacríticos são elementos importantes da linguagem escrita. A pontuação indica onde pausar, o tempo da pausa e possivelmente a necessidade de inflexão da voz. Em alguns idiomas, se o leitor não mudar o tom da voz quando a pontuação o exige, poderá transformar uma pergunta em afirmação ou mudar completamente o sentido do texto. É claro que há ocasiões em que a função da pontuação é basicamente gramatical. Em muitos idiomas é impossível ler corretamente sem prestar bastante atenção aos acentos e a outros sinais diacríticos — tanto os gráficos quanto os subentendidos no contexto —, pois eles influenciam o som das letras. Certifique-se de conhecer bem as regras de pontuação e acentuação em seu idioma. Esse é um dos segredos para dar sentido à leitura. Lembre-se de que seu objetivo é transmitir ideias, e não simplesmente pronunciar palavras.
Para adquirir a habilidade de ler corretamente é necessário treinar. Leia cada parágrafo várias vezes, até não cometer mais erros. Então, passe para o parágrafo seguinte. Por último, esforce-se a ler várias partes da matéria sem pular, repetir ou trocar palavras. Depois de fazer isso, peça que alguém escute sua leitura e indique os erros que cometer.
Em algumas partes do mundo, as pessoas têm dificuldade de ler devido à visão fraca ou à iluminação insuficiente. Se for possível corrigir esses problemas, com certeza haverá melhora na leitura.
Para tornar-se um bom leitor você precisará desenvolver bons hábitos pessoais de leitura. Isso envolve reconhecer que cada palavra desempenha um papel dentro da frase. É impossível o leitor captar o sentido correto daquilo que está escrito, se desconhece algumas palavras. Se você trocar as palavras, mesmo durante a leitura pessoal, o significado da frase ficará distorcido. Às vezes, isso acontece porque o leitor não leva em conta as regras de acentuação ou o contexto. Esforce-se a entender o significado de cada palavra dentro do contexto em que aparece. Veja também como a pontuação afeta o significado da frase. Lembre-se de que as ideias geralmente são transmitidas por grupos de palavras. Fique atento a isso para que, na leitura em voz alta, você agrupe as palavras em unidades maiores, como frases e sentenças, em vez de lê-las isoladamente. Para conseguir transmitir as idéias principais na leitura pública, é importante entender claramente o que está lendo.

* Como conseguir *

Treine! Treine! Treine! E faça isso em voz alta.
Peça que alguém escute sua leitura e aponte os erros. Discipline-se a ler com atenção.
Não leia as palavras isoladamente; aprenda a ler grupos de palavras.
Grave e ouça você várias vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário