Módulos

Módulos

🔉MODULAÇÃ🔊

     
*O que você deve fazer?*
Variar o som da voz. Este parte trata das mudanças de volume, ritmo e tom.

*POR QUE É IMPORTANTE?*
A modulação correta dá vida ao que se diz, mexe com as emoções dos ouvintes e os estimula a agir.
A falta de modulação pode dar a impressão de que o locutor não tem interesse no assunto.
A voz humana é um instrumento maravilhoso e extremamente versátil. Quando usada de maneira correta, pode dar vida, mexer com as emoções e motivar a agir. Contudo, não se consegue isso simplesmente marcando num texto os lugares em que se deve ajustar o volume, mudar o ritmo ou variar o tom. Modular a voz seguindo um método assim pode soar artificial e, em vez de dar vida à apresentação, pode incomodar a assistência. A boa modulação vem do coração.
Ajuste o volume. Uma forma de variar a expressão oral é ajustar o volume da voz. Mas isso não significa simplesmente aumentá-lo ou abaixá-lo com uma regularidade monótona, pois distorceria o significado do que está dizendo. Se você aumentar o volume da voz com muita frequência, causará uma impressão desagradável.
O volume deve ser apropriado à matéria. Se estiver lendo ordens urgentes ou palavras que expressem determinação é apropriado aumentar o volume da voz. Se o texto incluir uma forte condenação, varie o volume para destacar determinadas expressões.

Outro fator a analisar é seu objetivo. Pretende motivar a assistência a tomar determinada ação? Deseja destacar os pontos principais da matéria? Aumentar o volume da voz, com bom-senso, ajuda a alcançar esses objetivos, mas há casos em que simplesmente fazer isso pode ser contraproducente. Como assim? É que às vezes o assunto exige falar com *cordialidade e sentimento*, em vez de apenas aumentar o volume da voz. Mais a frente iremos tratar desse assunto.

Baixar o volume da voz nos momentos oportunos pode criar expectativa, mas isso geralmente exige que as palavras seguintes sejam ditas num tom mais forte. Para transmitir a ideia de ansiedade e medo, pode-se conjugar o volume baixo da voz com o aumento da intensidade. Baixar o volume serve também para dar a entender que a declaração tem importância secundária no contexto. Contudo, se um locutor falar baixo o tempo todo poderá transmitir a impressão de insegurança, falta de convicção ou desinteresse no assunto. Assim, fica claro que o tom de voz muito suave não deve ser usado indiscriminadamente.
Mude o ritmo. Nas conversas do dia a dia, as palavras fluem espontaneamente. Quando estamos entusiasmados, acabamos falando mais rápido, e quando queremos que as pessoas se lembrem exatamente do que dissemos, falamos num ritmo mais lento.
Contudo, poucos locutores novos conseguem variar o ritmo. Por quê? Eles se preocupam muito com as palavras e às vezes até escrevem tudo o que pretendem dizer. Mesmo que não leiam o discurso, decoram praticamente todas as palavras e acabam falando num ritmo constante. Para corrigir esse problema, o locutor precisa aprender a falar usando um esboço de notas.
Evite aumentar o ritmo tão abruptamente que faça lembrar a cena de um gato que de repente sai correndo por ter visto um cachorro. E nunca fale tão rápido a ponto de prejudicar  As mudanças de ritmo devem condizer com a mensagem, os sentimentos que deseja transmitir e o objetivo do que se quer informar. Fale num ritmo moderado. Para transmitir entusiasmo, fale mais rápido, como faria ao conversar com alguém. Pode acelerar o ritmo também quando estiver tratando de pontos secundários ou narrando eventos cujos detalhes não são de muita importância. Isso dará mais variedade ao que se diz e evitará que soe muito pesado. Por outro lado, os argumentos de peso, as ideias principais e os pontos culminantes do texto geralmente exigem que se fale num ritmo mais lento.
Varie o tom. Imagine uma pessoa tocando uma única nota num instrumento musical durante uma hora. Da mesma forma, se não variarmos o tom, nossa voz não será agradável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário