Módulos

Módulos

☺NATURALIDADE😉


*O que você deve fazer?*

Ser você mesmo: espontâneo, sincero e despretensioso.

*Por que é importante?*

Se ao falar você parecer nervoso, muito formal ou desajeitado, por estar preocupado demais com a impressão que vai causar, isso talvez distraia os ouvintes.

QUANDO a pessoa se expressa de modo natural, ganha a confiança dos ouvintes. Confiaria nas palavras de alguém que falasse por trás de uma máscara? Será que o fato de o desenho na máscara ser mais bonito que o rosto do locutor mudaria alguma coisa? Provavelmente não. Assim, não use um disfarce, seja você mesmo.

Não se deve confundir naturalidade com desleixo. Devemos evitar a gramática ruim, a pronúncia errada e a falta de clareza na articulação, bem como o uso de gíria. Sempre devemos manifestar dignidade apropriada, tanto no modo de falar como na postura. A pessoa que age com naturalidade não é excessivamente formal nem se preocupa demais em impressionar outros.

*Na leitura pública.*

É preciso esforço para ler em público com naturalidade. Em primeiro lugar, identifique as ideias principais da matéria que vai ler e observe como são desenvolvidas. Tenha-as bem em mente; senão, estará apenas enunciando palavras. Confirme a pronúncia de palavras desconhecidas. Pratique a leitura em voz alta fazendo a modulação correta e agrupando as palavras de um modo que transmita as ideias com clareza. Treine várias vezes até conseguir ler com fluência. Familiarize-se bem com a matéria para que, quando a ler em voz alta, consiga empregar o mesmo tom que usa numa conversa animada. Isso é naturalidade.
A leitura natural é conversante. Não soa artificial, mas tem um tom convincente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário