Módulos

Módulos

🔊VOLUME APROPRIADO🔊


*O que você deve fazer?*

Falar com suficiente intensidade de voz. Para determinar o volume adequado, leve em conta: (1) o tamanho e as características da assistência; (2) barulhos que possam desviar a atenção; (3) a matéria em consideração e (4) o seu objetivo.

* Por que é importante?*

A menos que as pessoas consigam ouvi-lo com facilidade, existe a possibilidade de se distraírem e não entenderem a mensagem. Se falar alto demais, poderão achar isso irritante e até desrespeitoso.

Leve em conta o conteúdo da matéria. A natureza da matéria também determina o volume necessário. Quando o assunto exige que se fale num tom enérgico, não enfraqueça a apresentação falando de maneira muito branda.

Analise seu objetivo. Se deseja motivar os ouvintes a agir, talvez tenha de falar um pouco mais alto. Se quiser que mudem de ideia, não os afaste falando alto demais. Quando quiser consolar, é melhor falar de maneira mais branda.

Aumente o volume conforme a necessidade. Se desejar atrair a atenção de uma pessoa que está ocupada, geralmente é bom falar mais alto. Sabendo disso, os pais aumentam o volume da voz para chamar as crianças quando está na hora de pararem de brincar e entrar em casa.

Mesmo depois de atrair a atenção da pessoa, é importante continuar a falar com volume apropriado. Se usar um tom de voz muito baixo, poderá dar a impressão de que não está bem preparado ou de que não está bem convicto do que diz.

*Como melhorar o volume.*

Algumas pessoas têm de se esforçar bastante para aprender a falar com volume adequado. Talvez por natureza a pessoa tenha um tom de voz baixo. Mas com esforço conseguirá aumentar o volume da voz, embora seu tom talvez continue a ser suave. Se desejar melhorar nesse aspecto, fique atento à respiração e à postura. Mantenha-se ereto, quer esteja sentado, quer de pé. Levante os ombros e respire fundo, enchendo a parte inferior dos pulmões. Se conseguir regular bem o suprimento de ar nos pulmões, conseguirá também controlar o volume da voz.

Outras pessoas têm o problema de falar alto demais. Talvez tenham adquirido esse hábito trabalhando ao ar livre ou em lugares barulhentos. Ou ainda pode ser que tenham sido criados num ambiente em que todos gritavam e tinham o costume de interromper os outros. Por causa disso, acham que só serão ouvidos se falarem mais alto que os outros. À medida que forem colocando em pratica estas tecnicas aprenderão a usar o volume correto ao conversar.

*SITUAÇÕES QUE JUSTIFICAM AUMENTAR O VOLUME*

Prender a atenção de um grupo grande de pessoas.

Compensar distrações.

Atrair a atenção ao dizer algo muito importante.

Motivar à ação.

Cativar a atenção de uma pessoa ou de um grupo.

*COMO MELHORAR*

Observe a reação dos ouvintes e fale de modo que o ouçam confortavelmente.

Aprenda a respirar enchendo a parte inferior dos pulmões.

EXERCÍCIO: Leia em silêncio... e tente visualizar o que está acontecendo. Preste atenção em quem está falando e em sua atitude. Em seguida, leia o relato em voz alta usando o volume apropriado para cada trecho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário